Dia do Trabalho

goc-blog-1demaio

 

 

Comemorado em 1 de maio, o Dia do Trabalho é uma data que celebra mundialmente as lutas e conquistas dos trabalhadores. Nesse mesmo dia, em 1886, em Chicago, milhares de operários se reuniram para uma manifestação que reivindicava a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias (a carga horária era de 13 a 17 horas) e protestava contra as condições desumanas de trabalho. A greve paralisou os Estados Unidos.

As manifestações se intensificaram nos dias seguintes com diversos confrontos entre trabalhadores e policiais resultando em muitas prisões, feridos e mortos. Responsabilizados pelas mortes, os líderes do movimento foram condenados à prisão perpétua e outros à forca. Os acontecimentos desse início de maio ficaram conhecidos como Revolta de Haymarket.

Em junho de 1889, em Paris, a Segunda Internacional (organização sindical) decidiu instituir o 1° de maio como Dia Mundial do Trabalho para homenagear os trabalhadores da Revolta de Haymarket e para que todos os anos eles pudessem fazer suas reivindicações. Mas só em 1919 foi legalizado o Dia Mundial do Trabalho, quando o senado francês aprovou a jornada de 8 horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional.

Já no Brasil, a data foi oficializada em 1925 pelo presidente Artur Bernardes e, mais tarde, em 1940, Getúlio Vargas elegeu esse dia para anunciar medidas e benefícios favoráveis aos trabalhadores.

Eventos Comemorativos

A CUT (Central Única dos Trabalhadores) mais uma vez vai organizar uma série de eventos para comemorar o Dia do Trabalho e o tema dessa edição é “Fortalecer a Democracia e Ampliar Conquistas”.

O Vale do Anhangabaú vai apresentar uma série de eventos, desde às 10h até às 20h. Um ato inter-religioso vai iniciar as celebrações, seguido de um espetáculo teatral contando a história da comunicação no Brasil. Às 16h haverá ato político-social das Centrais Sindicais CUT, CTB e CSB e diversos shows como Sampa Crew, Art Popular, Leci Brandão, Maria Cecília & Rodolfo, Pixote, Paula Fernandes, Michel Teló, Belo e Péricles & Banda.

Já no Parque das Árvores – avenida do Arvoeiro, altura do nº 395, Cidade Dutra -, a comemoração terá início às 9h, com prestação de diversos serviços de saúde, beleza e cidadania à população, além de parque infantil, contação de histórias e cinema. No palco, entre outras atrações, estarão a banda de reggae Ponto de Equilíbrio, a cantora Paula Lima e o rapper GOG.

Write a Reply or Comment